// Defesa de TCC: As meninas do TikTok: subjetividade e visibilidade na rede social da Geração Z”

3 de agosto de 2022

Amanhã, dia 4 de agosto, a pesquisadora do MediaLab.UFRJ Manuella Caputo apresenta seu trabalho de conclusão de curso da Graduação em Comunicação intitulado “As meninas do TikTok: subjetividade e visibilidade na rede social da Geração Z”.

A pesquisa tem como objetivo discutir como adolescentes brasileiras têm se apropriado do aplicativo TikTok para produzir e compartilhar novos modelos de subjetividade, visibilidade e sexualidade.

A partir da análise do conteúdo publicado por quatro usuárias influentes na rede social, o trabalho pretende abordar como os recursos e ferramentas da plataforma atravessam a construção de identidade de meninas adolescentes.

Impulsionado pelo distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, o TikTok se tornou rapidamente uma das redes sociais mais populares do mundo todo. Desde o começo, o aplicativo foi projetado para apelar aos gostos e necessidades do público infanto-juvenil e, não à toa, faz tanto sucesso entre as adolescentes brasileiras, que compõem grande parte da audiência da plataforma no país.

Nesse sentido, a pesquisa busca mostrar como as tiktokers analisadas têm lidado com a mediação algorítmica na busca por visibilidade; quais são os mecanismos do aplicativo e como são utilizados em seus processos de subjetivação; e, ainda, como as meninas têm feito a partilha de suas intimidades e publicizado versões de si alterdirigidas na rede social.

Participam da banca os pesquisadores Anna Bentes, Paulo Faltay e Paulo César Castro. O encontro será online, a partir das 11h.