// Fernanda Bruno fala ao Globo sobre as inteligências artificiais gerativas

4 de abril de 2023

No último domingo (02/04), a coordenadora do MediaLab.UFRJ, Fernanda Bruno, comentou sobre a ascensão das inteligências artificiais (IAs) gerativas para o jornal O Globo. A reportagem foi publicada pela jornalista Carolina Nalin e está disponível on-line neste link.

As IAs gerativas são conhecidas pela capacidade de gerar conteúdos de texto e imagem inéditos, utilizando como matéria-prima uma gama infinita de textos, vídeos e imagens compartilhados na Internet. Nesta categoria, têm se destacado as ferramentas de criação de imagens DALL-E  e Midjourney e, na geração de textos, o ChatGPT.

Na reportagem, Fernanda Bruno falou sobre os efeitos das IAs gerativas de imagens, que oferecem o aparato técnico necessário para a criação ágil de imagens falsas, porém realistas – o que, consequentemente, contribui para o cenário de desinformação on-line. “Viveremos num mundo onde não vão importar o verdadeiro e o falso. Entra-se na zona do imprevisível, do imponderável, com o qual atores e instrumentos institucionais e políticos não dão conta de lidar”, afirmou.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.