Projeto “freenet?” na WWW 2013

15 de maio de 2013

www2013

Nesta quinta-feira (16/05), o projeto “freenet?” participa de um dos principais encontros que se debruçam sobre o estado atual da internet e as perspectivas para a rede mundial: a World Wide Web Conference – www2013. Como iniciativa que discute os direitos e deveres dos usuários na rede, o “freenet” leva à www2013, a partir das 18h, o painel “Momento freenet: Online, collaborative, open platforms for videos on the web”, que terá transmissão online e será também uma das atividades gratuitas da conferência para os interessados em participar presencialmente, no Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro.

O painel terá os debatedores Veridiana Alimonti (CGI.br / Idec), Fernanda Bruno (MediaLab.UFRJ) e Carlos Affonso de Souza (CTS/FGV-RJ). Em pauta, durante uma hora, a discussão sobre plataformas abertas, DRM (digital rights management) e temas como neutralidade de rede, privacidade e liberdade de expressão, que estão entre os que embasam o “freenet? film”, um documentário colaborativo sobre a liberdade da internet em construção na web.

O “Momento freenet” acontece na mesma tarde da palestra “Net Neutrality and Internet freedom”, que conta com Tim Berners-Lee, criador da Web e diretor do Consórcio World Wide Web Consortium (W3C). O “pai da web” conversa com o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) em painel que envolverá o assunto “Marco Civil da Internet”.

Para os interessados em acompanhar desde já os debates e apresentações da www2013, o evento conta com uma completa cobertura oficial nas redes sociais por meio da página da conferência no Facebook e do perfil do Twitter (@www2013rio). Participantes estão ainda deixando impressões e compartilhando conteúdos com hashtag #www2013.

Sobre o freenet: O “freenet?”, iniciativa a favor da internet livre e da garantia dos direitos dos usuários, é conduzido por quatro instituições: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas/RJ, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Instituto Nupef e Intervozes. O objetivo do projeto é realizar um documentário colaborativo que exponha fatos, casos, pontos de vista e questionamentos de pessoas que estão atentas aos desafios enfrentados hoje para assegurar que a Internet continue sendo um espaço aberto, colaborativo, no qual a autonomia e os direitos dos usuários são respeitados.

Por meio da plataforma “freenet?”, qualquer pessoa pode fazer upload de seu vídeo através do link: http://www.freenetfilm.org/submit-video. Como e por que fazer parte.