// MediaLab.UFRJ participa do lançamento da Declaração de Justiça Digital Feminista
6 de março de 2023No dia 06 de março, foi lançada em Nova Iorque a Declaração sobre Justiça Digital Feminista, durante o Fórum da Sociedade Civil para a 67ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU (CSW67), que aconteceu de 6 a 17 de março. O MediaLab.UFRJ, por meio da pesquisadora Mariana Antoun, integrou o grupo de trabalho que elaborou a declaração e participou presencialmente do lançamento à convite da DAWN (Development Alternatives with Women for a New Era) e da IT for Change, organizações responsáveis pelo projeto.
O texto é resultado de um ano de trabalho colaborativo de 35 pesquisadoras e ativistas feministas de todo o mundo, e lança bases para um novo pacto digital pela justiça de gênero. O evento ocorreu de forma presencial e foi dividido em dois momentos. Na primeira parte Nandini Chami, diretora adjunta da IT for Change, conversou com Farzana Nawaz (especialista em desenvolvimento internacional), Mariana Antoun (MediaLab.UFRJ), Urvashi Gandhi (Breakthrough) e Sachini Perera (RESURJ), sobre a necessidade de uma declaração sobre a questão da justiça digital feminista e visões de um futuro digital justo em termos de gênero para além da CSW67.
Na segunda parte, um painel moderado por Flora Partnio (DAWN), reuniu Rosa Lizarde (Co-Presidente do NGO CSW67 Forum), Rosa Pavanelli (Public Services International, PSI), Sonia Jorge (Global Digital Inclusion Partnership, GDIP), Ritse Erumi (Fundação Ford), Vivek Rai (ONU Mulheres) e Cai Yiping (DAWN), para examinar como as agendas de ação da Declaração podem ser viabilizadas, como programas de longo e curto prazo, políticas públicas e a formação de coalizões.
O evento foi transmitido ao vivo no Youtube da DAWN e está disponível para quem quiser assistir.
O documento completo da Declaração de Justiça Digital Feminista está disponível no site https://feministdigitaljustice.net/ em inglês e espanhol, e em breve também em português.