// Manuella Caputo na 12ª SIAC: “As meninas do TikTok”

31 de maio de 2023

Nesta semana acontece a 12ª SIAC, a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Nossa pesquisadora Manuella Caputo irá apresentar na sexta-feira (02/06) sua pesquisa de TCC “As meninas do TikTok: subjetividade e visibilidade na rede social da geração Z”. A sessão será das 9 às 12h na sala 19 do módulo do CFCH, no campus Praia Vermelha.

A partir da análise do conteúdo de quarto influenciadora da do app, a pesquisa discute como meninas brasileiras têm se apropriado do TikTok para produzir novos modelos de subjetividade, visibilidade e sexualidade. 

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo discutir como adolescentes brasileiras têm se apropriado do aplicativo TikTok para produzir e compartilhar novos modelos de subjetividade, visibilidade e sexualidade. A partir da análise do conteúdo publicado por quatro usuárias influentes na rede social, o trabalho pretende abordar como os recursos e ferramentas da plataforma atravessam a construção de identidade de meninas adolescentes. Impulsionado pelo distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, o TikTok se tornou rapidamente uma das redes sociais mais populares do mundo todo. Desde o começo, o app foi projetado para apelar aos gostos e necessidades do público infantojuvenil e, não à toa, faz tanto sucesso entre as adolescentes brasileiras, que compõem grande parte da audiência da plataforma no país. Nesse sentido, a pesquisa busca mostrar como as tiktokers analisadas têm lidado com a mediação algorítmica na busca por visibilidade; quais são os mecanismos do aplicativo e como são utilizados em seus processos de subjetivação; e, ainda, como as meninas têm feito a partilha de suas intimidades e publicizado versões de si alterdirigidas na rede social.

 

Código da Sessão: PEX.EXT.UNI.ORA.1174

Nome da Sessão: Mídias, Comunicação e Jornalismo

Data: 02/06/2023

Horário: 09:00 às 12:00h

Local: CFCH – Pavilhão de Aulas

Endereço: Av. Pasteur, 250 – Fundos – Urca

Andar: 1º

Sala/Auditório/Halli: MOD. 19