Capítulo de livro // A indústria da influência e a gestão algorítmica da atenção

14 de outubro de 2021

Publicado “A indústria da influência e a gestão algorítmica da atenção”, da pesquisadora Anna Bentes no ebook “Estamos sob ataque! Tecnologias de comunicação na disputa das subjetividades”. No texto, Bentes discute diversas estratégias de influenciar o comportamento através de dados e técnicas de inteligência de máquina e analisa alguns mecanismos do que chama de “indústria da influência digital”, enfatizando a persuasão a partir de técnicas de gestão da atenção.

RESUMO

A busca pelo potencial de prever e influenciar comportamentos torna-se, cada vez mais, um aspecto central no modelo de negócios do capitalismo de vigilância. A formação de uma indústria da influência reúne diversas estratégias de influenciar o comportamento através de dados e técnicas de inteligência de máquina, que vão desde campanhas políticas, passando por amplos setores do marketing digital e de produção de conteúdo na internet, até às técnicas de design para o desenvolvi- mento e atualização da arquitetura de plataformas online. Nesse contexto sóciotécnico, formas de gestão algorítmica da atenção são par- te importante das estratégias para persuadir as condutas assim como para produção de valor nessa lógica de acumulação. Com um crescente interesse por informações psicológicas extraídas de nossos dados, essa indústria busca arquitetar um contexto propício para sugerir conteúdos específicos, em momentos estratégicos, a perfis vulneráveis para persuadir o comportamento de usuários tanto para os fazer clicar em anúncios quanto para influenciar seu voto. O objetivo dessa proposta é discutir e analisar algumas das estratégias dessa indústria da influência digital, enfatizando como o comportamento é persuadido a partir de técnicas de gestão da atenção.

Palavras-chave: Capitalismo de vigilância; Economia da atenção; Algoritmos; Influência; Subjetividade

Publicado pelo Instituto Silvia Lane e organizado por Marcos Ferreira, Ana Bock e M. Graça Marchina Gonçalves, o ebook é fruto das falas e apresentações do III Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social e de encontros preparatórios do evento. O livro reune textos de diversos psicólogos e pesquisadores para discutir a manipulação de subjetividades por meio de aparatos cibernéticos e está disponível para download aqui.


Os comentários estão desativados.