#DroneHackademy

Os UAVs (Unmanned Aerial Vehicles ou Veículos Aéreos Não Tripulados), também chamados drones, estão revolucionando nossa concepção de espaço. Eles estão transformando conceitos como privacidade, fronteiras, guerra, espaço urbano e aéreo, mas também nos fazem questionar os limites que colocamos a essas máquinas de poder.

A #DRONEHACKADEMY, convocada por Pablo de Soto e produzida no contexto do LAVITS, nasce com o objetivo de criar um laboratório cidadão e comunidade de aprendizagem no uso dos UAVs como tecnologia social.

Com uma semana de duração, do 15 a 21 de junho de 2015 (13 a 17h), contará com a direção de Lot Amoros, criador de FLONE e um dos artistas internacionais mais relevantes no âmbito do espaço aéreo.

São oferecidas 10 vagas para estudantes, artivistas e representantes de movimentos sociais, coletivos e associações da região metropolitana do Rio de Janeiro e de outras cidades de Brasil. O formulário de inscrições estará aberto até o dia 10 de maio.

Os participantes serão publicamente anunciados no dia 13 de maio durante a celebração do III Simpósio Internacional LAVITS Vigilância, Tecnopolíticas, Territórios.

Programa:

ESPAÇO AÉREO RADICAL

igreja

Demo de Guerillha Drone em Casa Amarela, Morro Providencia, outubro 2012.

Palestra aberta ao público onde faremos uma visão geral dos recentes desenvolvimentos tecnológicos e suas implicações políticas e culturais para refletir coletivamente sobre o presente e futuro da nossa convivência com esses dispositivos.

Dia: 15 junho, 18 a 21h. Lugar: MediaLab.UFRJ

CONSTRUÇÃO DE FLONE, THE FLYING PHONE

Flone é um drone de software livre e hardware projetado para ser controlado através de um smartphone. É composto por uma estrutura de madeira de corte a laser que pode ser facilmente reparada. O workshop vai ensinar a construir e fazê-lo voar, primeiro passo para quem está iniciando o aprendizado nessa tecnologia de drone. Um Flone com board arducopter.

INTRODUÇÃO A SIMULADORES E PILOTAGEM DE MULTICÓPTEROS

multicoptero

Quadricoptero disenhado e fabricado por fablab Asturias, LABoral Centro de Arte.

Introdução a simuladores de voo e pilotagem de multicópteros. Teremos um quadricoptero D.I.Y. fabquad300 desenhado e fabricado pelo FABlab Asturias de LABoral Centro de Arte, e um DJI Phantom.

CARTOGRAFIA AÉREA COM FLONE

Parque Augusta de Sao Paulo

Parque Augusta de São Paulo, fotografo desde um Flone.

As fotografias aéreas tornam visíveis as tensões ambientais e políticas do território, o que por sua vez permite uma perspectiva ampliada do análise da paisagem do Rio. Durante o workshop, algumas áreas serão selecionados para realizar uma cartografia aérea para ajudar a entender seus problemas.

COMO E POR QUE PROTEGER-SE DOS VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS

leadImage_preview

Informação para proteger-se dos UAVs do IDF, deserto do Sinai, Lot Amoros.

Todo mundo tem o direito de voar, mas também o direito a se defender no caso de estarem sobrevoando sobre nós ou violando nossa privacidade ou segurança. Os drones são objetos de poder e de controle, por isso, nesta conversa aberta ao público, vamos aprender algumas técnicas simples que podemos usar para nos proteger deles.

Dia: 18 junho, 20 a 22h. Lugar: Casa Nuvem, Lapa.

Esta atividade é associada a uma oficina pratica que acontecerá numa comunidade do Rio de Janeiro, onde os moradores vão aplicar as técnicas de intercepção e desativação.

 

qwerqwer

Lot Amoros em residencia artistica em LABoral Centro de Arte.

Lot Amorós é engenheiro da computação e artista multidisciplinar. O seu trabalho está diretamente relacionado com as novas tecnologias, buscando refletir sobre como estas podem se tornar ferramentas inovadoras na compreensão de conflitos sociais, tais como as guerras no Oriente Médio, os fluxos migratórios, ou ainda contextos críticos que envolvam comunidades excluídas. Em suas ações “artivistas”, Amorós tem desenvolvido tecnologia em drones, como no projeto “Dronecoria”, no qual um veículo aéreo não tripulado dissemina sementes na floresta. Seu trabalho tem formado parte das mostras Disobedient Objects no Victoria and Albert Museum de Londres e Llega un grito a través del ciclo. Drones, vigilancia de masas y guerras invisibles en LABoral Centro de Arte de Gijón. É também autor do site de noticias hacked_freedom.