98 Post(s) em "Tecnopolítica"


Dobras #45 // Máquinas paranoides e sujeitos influenciáveis

30 de abril de 2021

Neste Dobras #45 o pesquisador Paulo Faltay apresenta sua tese de Doutorado, que tem como objeto privilegiado os autointitulados Targeted Individuals (TIs), ou Indivíduos-Alvo. Reunidos em sites, blogs e redes sociais digitais, os TIs partilham da crença de serem vítimas de manipulação e de controle mental por meio de aparelhos eletrônicos e tecnologias digitais. No texto, ele também divide conosco o percurso…

Leia mais

DOBRAS #43 // DA WEB AOS APPS: ECONOMIA DE DADOS, CORPO E GÊNERO NA TRAJETÓRIA DA BABYCENTER LLC

25 de março de 2021

Por Mariana Antoun Este texto é uma adaptação de projeto de pesquisa de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ Quando engravidei, uma das primeiras coisas que fiz foi me cadastrar em um grande site de conteúdo sobre gestação, parto, maternidade. Inseri a data da minha última menstruação, meu nome, endereço eletrônico e voilà: meu…

Leia mais

DOBRAS #42 // PERFORMATIVIDADE, CORRELACIONISMO E A PROBABILIZAÇÃO DO FUTURO: A ORDEM DAS COISAS NA ERA DO ALGORITMO

12 de março de 2021

Por Paula Cardoso Pereira   Esse texto é uma versão adaptada de uma fala feita para a Mesa Temática “Economia Psíquica dos Algoritmos: Produção de conhecimento e modulação do comportamento” que integrou o XIII Simpósio Nacional da ABCiber, ocorrido virtualmente em dezembro de 2020. Na atividade, pesquisadores do MediaLab.UFRJ compartilharam investigações individuais e coletivas que integram esta frente de pesquisa…

Leia mais

// ANNA BENTES NO PODCAST TECNOPOLÍTICA: A ECONOMIA DA ATENÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE CAPTURA DA SUBJETIVIDADE

11 de março de 2021

A pesquisadora do MediaLab.UFRJ, Anna Bentes, participou da última edição do podcast Tecnopolítica, organizado pelo professor da UFABC Sérgio Amadeu. O episódio “A economia da atenção e as tecnologias de captura da subjetividade” abordou a relação entre o chamado capitalismo de vigilância e a economia da atenção. O behaviorismo, o chamado design comportamental e as técnicas de persuasão estão no…

Leia mais

// Fernanda Bruno no seminário ‘Revolução Digital e Saúde’

23 de setembro de 2020

No dia 24 de setembro, nossa coordenadora Fernanda Bruno participou do seminário online 'Revolução e Saúde' promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Com transmissão pelo canal no YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, o seminário contou ainda com a participação de Christian Perrone (ITS-Rio), Chao Lung Wen (FMUSP) e Diego Xavier…

Leia mais

#Dobras 41 // Vigilância digital, hiperconexão e pandemia

9 de julho de 2020

Por Fernanda Bruno* Quando a pandemia do novo coronavírus foi decretada e diferentes países começaram a implementar medidas de quarentena, muitos de nós lembraram imediatamente das lições de Michel Foucault sobre o nascimento da biopolítica. Por mais conhecidas que sejam essas lições, vale recordá-las brevemente, mas para ir além delas. Retomo dois modelos que Foucault trabalha em diferentes textos. Eles…

Leia mais

// Anna Bentes no Cerveja com Dados RJ #08

5 de março de 2020

A pesquisadora Anna Bentes participou no dia 07 de março da oitava edição do Cerveja com Dados Rio, a partir das 14h, no The Drunk Trunk (filial Centro) com a apresentação "Dados psicoemocionais e experimentos de modulação do comportamento". Bentes abordará alguns aspectos da nossa pesquisa "Economia Psíquica dos Algoritmos" para discutir o interesse cada vez maior do mercado digital…

Leia mais

// Fernanda Bruno no Sciences Po (Paris)

11 de dezembro de 2019

Nossa coordenadora Fernanda Bruno participou de duas atividades no Sciences Po (Paris) nos dias 19 e 20 de dezembro. Na quinta (19), Bruno participou de uma reunião com pesquisadoras e pesquisadores do Sciences Po médialab. No encontro, serão apresentadas e discutidas as pesquisas realizadas pelos dois laboratórios. Já na sexta (20), Bruno participou do Seminário “Transitions Numériques_TransNum”, com a conferência…

Leia mais

// Futuros algorítmicos | Paula Cardoso no II Seminário Imagem, tecnologia e subjetividade: Biopolíticas do Futuro

2 de dezembro de 2019

A pesquisadora Paula Cardoso Pereira apresentou no dia 03 de dezembro de 2019 o trabalho "Futuros algorítmicos: regimes de temporalidade da inteligência artificial" durante o II Seminário Imagem, tecnologia e subjetividade: Biopolíticas do Futuro, na Universidade de Brasília (UnB). Cardoso abordou como o algoritmo é visto contemporaneamente como um "pequeno mago" (Finn, 2017) capaz de revelar os "signos da previsão"…

Leia mais

#Dobras 40 // Mark Zuckerberg não entende liberdade de expressão no século XXI

19 de novembro de 2019

Nesse texto para o The Guardian US, Siva Vaidhyanathan, professor de estudos de mídia da Universidade da Virginia e autor de Antisocial Media: Como o Facebook nos desconecta e prejudica a democracia (2018), comenta o discurso de Mark Zuckerberg para alunos de graduação na Universidade de Georgetown. Um texto necessário e crítico sobre o manifesto do Facebook sobre liberdade de…

Leia mais

// Fernanda Bruno no Globo fala sobre o uso de robôs para impulsionar conteúdos políticos

4 de novembro de 2019

Na matéria do Globo sobre o uso de robôs e bots para impulsionar conteúdos da pauta bolsonarista, nossa cordenadora Fernanda Bruno aponta os riscos à democracia do uso em massa de contas automatizada: " (... ) Fernanda Bruno afirma que, no Twitter, os robôs funcionam como “ferramentas de manipulação” ao impulsionarem artificialmente assuntos: — O maior problema do impulsionamento em…

Leia mais

#Dobras 39 // Conspiração e engajamento no YouTube: o modelo de negócios paranoide das plataformas

28 de outubro de 2019

Por Paulo Faltay* Evidências que o planeta é plano, os perigos da vacinação, estratégias de dominação comunista das instâncias de poder global. Grande parte do conteúdo que trafega nas chamadas plataformas é formada por teorias e narrativas conspiratórias. Apesar das grandes empresas de tecnologia anunciarem medidas para combater informações não-factuais em suas serviços, as precauções esbarram em um fator estrutural:…

Leia mais