53 Post(s) em "Subjetividade"


MediaLab.UFRJ lança a pesquisa “O app no divã: o estudo de caso Cíngulo”

18 de outubro de 2022

O MediaLab.UFRJ lança hoje, dia 18 de outubro, a pesquisa "O app no divã: o estudo de caso Cíngulo", que aborda os usos do aplicativo de bem estar emocional de mesmo nome. O Cíngulo é o aplicativo brasileiro mais bem avaliado na categoria saúde e fitness da Google Play Store no país. A propaganda do app sugere que "você pode…

Leia mais

// Inscrições abertas para a disciplina Subjetividade, Tecnologia e Raça

4 de abril de 2022

Neste semestre a UFRJ começa a retomar as atividades de maneira presencial e é neste contexto que as Profª Fernanda Bruno, Paulo Faltay e Debora Pio irão ministrar a disciplina "Subjetividade, Tecnologia e Raça". A disciplina pretende abordar algumas das controvérsias presentes nas tecnologias digitais, que hoje dominam as infraestruturas tanto pública quanto privadas. Nela, serão discutidos temas como vieses…

Leia mais

// NOTA DE SOLIDARIEDADE SOBRE A PRISÃO DE GALO E GÉSSICA

29 de julho de 2021

Nossa solidariedade a Paulo (Galo) Lima e Géssica de Paula Silva Barbosa! Manifestamos nossa indignação pela prisão de ambos, que já dura 24h. Paulo Lima, do coletivo Revolução Periférica, e sua companheira Géssica, tiveram prisão preventiva de cinco dias decretada na última quarta-feira (28) e se apresentaram voluntariamente à polícia no mesmo dia. Galo buscava apresentar sua versão sobre a…

Leia mais

// O que os áudios acelerados no WhatsApp nos mostram sobre nossos modos de viver?

4 de junho de 2021

Por Manuella Caputo Recentemente, o WhatsApp lançou um recurso para a aceleração em até o dobro da velocidade dos áudios enviados pelos usuários na plataforma. No Brasil, o aplicativo está instalado em nada menos que 99% dos smartphones, e desse grupo, 95% dos usuários afirmam acessar o app todo dia (Panorama Mobile Time/Opinion Box, 2020).  Por aqui, a nova ferramenta…

Leia mais

Dobras #45 // Máquinas paranoides e sujeitos influenciáveis

30 de abril de 2021

Neste Dobras #45 o pesquisador Paulo Faltay apresenta sua tese de Doutorado, que tem como objeto privilegiado os autointitulados Targeted Individuals (TIs), ou Indivíduos-Alvo. Reunidos em sites, blogs e redes sociais digitais, os TIs partilham da crença de serem vítimas de manipulação e de controle mental por meio de aparelhos eletrônicos e tecnologias digitais. No texto, ele também divide conosco o percurso…

Leia mais

DOBRAS #43 // DA WEB AOS APPS: ECONOMIA DE DADOS, CORPO E GÊNERO NA TRAJETÓRIA DA BABYCENTER LLC

25 de março de 2021

Por Mariana Antoun Este texto é uma adaptação de projeto de pesquisa de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ Quando engravidei, uma das primeiras coisas que fiz foi me cadastrar em um grande site de conteúdo sobre gestação, parto, maternidade. Inseri a data da minha última menstruação, meu nome, endereço eletrônico e voilà: meu…

Leia mais

DOBRAS #42 // PERFORMATIVIDADE, CORRELACIONISMO E A PROBABILIZAÇÃO DO FUTURO: A ORDEM DAS COISAS NA ERA DO ALGORITMO

12 de março de 2021

Por Paula Cardoso Pereira   Esse texto é uma versão adaptada de uma fala feita para a Mesa Temática “Economia Psíquica dos Algoritmos: Produção de conhecimento e modulação do comportamento” que integrou o XIII Simpósio Nacional da ABCiber, ocorrido virtualmente em dezembro de 2020. Na atividade, pesquisadores do MediaLab.UFRJ compartilharam investigações individuais e coletivas que integram esta frente de pesquisa…

Leia mais

// ANNA BENTES NO PODCAST TECNOPOLÍTICA: A ECONOMIA DA ATENÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE CAPTURA DA SUBJETIVIDADE

11 de março de 2021

A pesquisadora do MediaLab.UFRJ, Anna Bentes, participou da última edição do podcast Tecnopolítica, organizado pelo professor da UFABC Sérgio Amadeu. O episódio “A economia da atenção e as tecnologias de captura da subjetividade” abordou a relação entre o chamado capitalismo de vigilância e a economia da atenção. O behaviorismo, o chamado design comportamental e as técnicas de persuasão estão no…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ abre chamada para Iniciação Científica

2 de outubro de 2020

Está aberta a chamada para seleção de 1 (uma/um) estudante interessada(o) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos, coordenado pela Profa. Fernanda Bruno e desenvolvido no MediaLab.UFRJ, com a participação de pós-graduandos (1 vaga para bolsista Iniciação Científica/FAPERJ). O projeto consiste na investigação do que chamamos por economia psíquica dos algoritmos: o investimento contemporâneo (tecnocientífico, econômico e social) em…

Leia mais

// Fernanda Bruno no seminário ‘Revolução Digital e Saúde’

23 de setembro de 2020

No dia 24 de setembro, nossa coordenadora Fernanda Bruno participou do seminário online 'Revolução e Saúde' promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). Com transmissão pelo canal no YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, o seminário contou ainda com a participação de Christian Perrone (ITS-Rio), Chao Lung Wen (FMUSP) e Diego Xavier…

Leia mais

#Dobras 41 // Vigilância digital, hiperconexão e pandemia

9 de julho de 2020

Por Fernanda Bruno* Quando a pandemia do novo coronavírus foi decretada e diferentes países começaram a implementar medidas de quarentena, muitos de nós lembraram imediatamente das lições de Michel Foucault sobre o nascimento da biopolítica. Por mais conhecidas que sejam essas lições, vale recordá-las brevemente, mas para ir além delas. Retomo dois modelos que Foucault trabalha em diferentes textos. Eles…

Leia mais

// Anna Bentes no Cerveja com Dados RJ #08

5 de março de 2020

A pesquisadora Anna Bentes participou no dia 07 de março da oitava edição do Cerveja com Dados Rio, a partir das 14h, no The Drunk Trunk (filial Centro) com a apresentação "Dados psicoemocionais e experimentos de modulação do comportamento". Bentes abordará alguns aspectos da nossa pesquisa "Economia Psíquica dos Algoritmos" para discutir o interesse cada vez maior do mercado digital…

Leia mais