Artigo // “The Dividual: Digital Practices and Biotechnologies”, de Fernanda Bruno e Pablo Manolo Rodríguez

14 de outubro de 2021

Publicado na revista Theory, Culture & Society, o artigo “The Dividual: Digital Practices and Biotechnologies”, de Fernanda Bruno e Pablo Manolo Rodríguez. O artigo fica apenas alguns dias como “Online First”, ou seja, com acesso liberado para leitura e download. Abaixo o resumo em português: Resumo Este artigo revisita o conceito de dividual, partindo do diagnóstico de Deleuze sobre a relevância que…

Leia mais

Capítulo de livro // A indústria da influência e a gestão algorítmica da atenção

Publicado "A indústria da influência e a gestão algorítmica da atenção", da pesquisadora Anna Bentes no ebook "Estamos sob ataque! Tecnologias de comunicação na disputa das subjetividades". No texto, Bentes discute diversas estratégias de influenciar o comportamento através de dados e técnicas de inteligência de máquina e analisa alguns mecanismos do que chama de "indústria da influência digital", enfatizando a persuasão…

Leia mais

Livro // Os laboratórios do trabalho digital: entrevistas

18 de junho de 2021

Foi lançado o livro Os laboratórios do trabalho digital: entrevistas pela coleção Mundo do Trabalho da Editora Boitempo, organizado por Rafael Grohmann, coordenador do DigiLabour,  laboratório de pesquisa ligado à pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul.    A obra introduz um panorama dos principais pontos de discussão sobre…

Leia mais

#TBT // 1 ano do Relatório “Tudo por conta própria”: aplicativos de autocuidado psicológico e emocional

27 de maio de 2021

Há um ano publicamos o relatório “Tudo por conta própria”: aplicativos de autocuidado psicológico e emocional”*. Vivíamos o segundo mês da pandemia, declarada oficialmente pela OMS no dia 11 de março de 2020. Passados 12 meses do lançamento do relatório, os números da Covid-19 no mundo e, especialmente no Brasil (mais de 450 mil mortes e 16 milhões de casos),…

Leia mais

TESE // MÁQUINAS PARANOIDES E SUJEITO INFLUENCIÁVEL: CONSPIRAÇÃO, CONHECIMENTO E SUBJETIVIDADE EM REDES ALGORÍTMICAS, DE PAULO FALTAY

30 de abril de 2021

Em sua tese de Doutorado, Paulo Faltay, pesquisador do Media.Lab e da Lavits,  analisa o grupo autointitulado Targeted Individuals (TIs), ou Indivíduos-Alvo. Reunidos em sites, blogs e redes sociais digitais, os TIs partilham da crença de serem vítimas de manipulação e de controle mental por meio de aparelhos eletrônicos e tecnologias digitais. . FALTAY, Paulo. Máquinas paranoides e sujeito influenciável:…

Leia mais

Artigo // “Tudo por conta própria”: autonomia individual e mediação técnica em aplicativos de autocuidado psicológico

13 de abril de 2021

O artigo discute o resultado da análise de 10 aplicativos móveis de autocuidado psicológico utilizados no Brasil, que denominamos PsiApps. A análise se desdobra em duas camadas: uma ‘visível’, que envolve os discursos dos próprios aplicativos para descrever os problemas que visam solucionar, suas promessas e seus métodos; outra ‘invisível’, que inclui formas automatizadas de coleta e compartilhamento de dados…

Leia mais

LIVRO // TECNOPOLÍTICAS DA VIGILÂNCIA: PERSPECTIVAS DA MARGEM – DOWNLOAD DISPONÍVEL

16 de outubro de 2020

O livro Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, lançado no fim de 2018 pela coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo, está disponível para baixar. A obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.  Organizado pela coordenadora do MediaLab.URFJ, Fernanda Bruno, em parceria com Bruno Cardoso, Marta Kanashiro, Luciana Guilhon e Lucas Melgaço, o livro contempla os resultados das pesquisas e…

Leia mais

Relatório // “Tudo por conta própria”: aplicativos de autocuidado psicológico e emocional

14 de maio de 2020

A pandemia do novo coronavírus nos convoca a habitar uma zona corporal e subjetiva extremamente incerta e desconhecida. As medidas epidemiológicas tentam delimitar fronteiras que mantenham os corpos menos expostos ao risco de contágio, fixando isolamentos, distâncias e intermináveis rituais de higiene. Essas mesmas regras, somadas ao asfixiante contexto da pandemia, afligem e fragilizam as subjetividades. Tanto aquelas que as…

Leia mais

Artigo // Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento

13 de maio de 2020

Publicado na Revista Famecos o artigo "Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento", de Fernanda Bruno, Anna Bentes e Paulo Faltay. O artigo desenvolve a noção de economia psíquica dos algoritmos proposto por Fernanda Bruno no texto "A economia psíquica dos algoritmos: quando o laboratório é o mundo". A publicação é fruto da…

Leia mais

// WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation | Artigo de Fernanda Bruno e Rafael Evangelista

22 de janeiro de 2020

Publicado o artigo em inglês WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation escrito por Fernanda Bruno e Rafael Evangelista no Dossiê Data-driven elections (Eleições dirigidas por dados), uma edição especial da Internet Policy Review, editada por Colin J. Bennett e David Lyon. A partir da descrição do cenário político-eleitoral  e da estratégia de comunicação da campanha…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ nos Anais do VI Simpósio Internacional LAVITS

19 de dezembro de 2019

A LAVITS - Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade publicou os Anais do VI Simpósio Internacional LAVITS: "Assimetrias e (In)Visibilidades: Vigilância, Gênero e Raça". Os textos estão disponíveis no site da rede | lavits.org. Abaixo, os artigos do MediaLab.UFRJ presentes na publicação: A indústria da influência e a gestão algorítmica da atenção | Anna Bentes O ranking…

Leia mais

Artigo // “Corpo, percepção e valor no pensamento curatorial contemporâneo”, de Icaro Ferraz Vidal Júnior

10 de dezembro de 2019

Artigo do nosso pesquisador-colaborar Icaro Ferraz Vidal Júnior na Novos Olhares volume 8, número 2: "Corpo, percepção e valor no pensamento curatorial contemporâneo" Resumo: Este artigo parte de algumas transformações nos estatutos do corpo, do espaço e do tempo, formuladas a partir da hegemonia do cubo branco na configuração espacial das exposições de arte. Lançando mão dos conceitos de medialidade, de…

Leia mais