Livro // Os laboratórios do trabalho digital: entrevistas

18 de junho de 2021

Foi lançado o livro Os laboratórios do trabalho digital: entrevistas pela coleção Mundo do Trabalho da Editora Boitempo, organizado por Rafael Grohmann, coordenador do DigiLabour,  laboratório de pesquisa ligado à pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul.    A obra introduz um panorama dos principais pontos de discussão sobre…

Leia mais

#TBT // 1 ano do Relatório “Tudo por conta própria”: aplicativos de autocuidado psicológico e emocional

27 de maio de 2021

Há um ano publicamos o relatório “Tudo por conta própria”: aplicativos de autocuidado psicológico e emocional”*. Vivíamos o segundo mês da pandemia, declarada oficialmente pela OMS no dia 11 de março de 2020. Passados 12 meses do lançamento do relatório, os números da Covid-19 no mundo e, especialmente no Brasil (mais de 450 mil mortes e 16 milhões de casos),…

Leia mais

TESE // MÁQUINAS PARANOIDES E SUJEITO INFLUENCIÁVEL: CONSPIRAÇÃO, CONHECIMENTO E SUBJETIVIDADE EM REDES ALGORÍTMICAS, DE PAULO FALTAY

30 de abril de 2021

Em sua tese de Doutorado, Paulo Faltay, pesquisador do Media.Lab e da Lavits,  analisa o grupo autointitulado Targeted Individuals (TIs), ou Indivíduos-Alvo. Reunidos em sites, blogs e redes sociais digitais, os TIs partilham da crença de serem vítimas de manipulação e de controle mental por meio de aparelhos eletrônicos e tecnologias digitais. . FALTAY, Paulo. Máquinas paranoides e sujeito influenciável:…

Leia mais

Artigo // “Tudo por conta própria”: autonomia individual e mediação técnica em aplicativos de autocuidado psicológico

13 de abril de 2021

O artigo discute o resultado da análise de 10 aplicativos móveis de autocuidado psicológico utilizados no Brasil, que denominamos PsiApps. A análise se desdobra em duas camadas: uma ‘visível’, que envolve os discursos dos próprios aplicativos para descrever os problemas que visam solucionar, suas promessas e seus métodos; outra ‘invisível’, que inclui formas automatizadas de coleta e compartilhamento de dados…

Leia mais

Report // “Everything by oneself”: the psychological and emotional self-care mobile apps

3 de março de 2021

The new coronavirus pandemic summons us to inhabit an extremely uncertain and unknown corporal and subjective zone. The epidemiological measures try to delimit boundaries that keep the bodies less exposed to the risk of contagion, fixing isolation, distances, and endless hygiene rituals. These same rules, added to the asphyxiating context of the pandemic, afflict and weaken subjectivities. The World Health…

Leia mais

LIVRO // TECNOPOLÍTICAS DA VIGILÂNCIA: PERSPECTIVAS DA MARGEM – DOWNLOAD DISPONÍVEL

16 de outubro de 2020

O livro Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, lançado no fim de 2018 pela coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo, está disponível para baixar. A obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.  Organizado pela coordenadora do MediaLab.URFJ, Fernanda Bruno, em parceria com Bruno Cardoso, Marta Kanashiro, Luciana Guilhon e Lucas Melgaço, o livro contempla os resultados das pesquisas e…

Leia mais

Relatório // “Tudo por conta própria”: aplicativos de autocuidado psicológico e emocional

14 de maio de 2020

A pandemia do novo coronavírus nos convoca a habitar uma zona corporal e subjetiva extremamente incerta e desconhecida. As medidas epidemiológicas tentam delimitar fronteiras que mantenham os corpos menos expostos ao risco de contágio, fixando isolamentos, distâncias e intermináveis rituais de higiene. Essas mesmas regras, somadas ao asfixiante contexto da pandemia, afligem e fragilizam as subjetividades. Tanto aquelas que as…

Leia mais

Artigo // Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento

13 de maio de 2020

Publicado na Revista Famecos o artigo "Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento", de Fernanda Bruno, Anna Bentes e Paulo Faltay. O artigo desenvolve a noção de economia psíquica dos algoritmos proposto por Fernanda Bruno no texto "A economia psíquica dos algoritmos: quando o laboratório é o mundo". A publicação é fruto da…

Leia mais

// WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation | Artigo de Fernanda Bruno e Rafael Evangelista

22 de janeiro de 2020

Publicado o artigo em inglês WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation escrito por Fernanda Bruno e Rafael Evangelista no Dossiê Data-driven elections (Eleições dirigidas por dados), uma edição especial da Internet Policy Review, editada por Colin J. Bennett e David Lyon. A partir da descrição do cenário político-eleitoral  e da estratégia de comunicação da campanha…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ nos Anais do VI Simpósio Internacional LAVITS

19 de dezembro de 2019

A LAVITS - Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade publicou os Anais do VI Simpósio Internacional LAVITS: "Assimetrias e (In)Visibilidades: Vigilância, Gênero e Raça". Os textos estão disponíveis no site da rede | lavits.org. Abaixo, os artigos do MediaLab.UFRJ presentes na publicação: A indústria da influência e a gestão algorítmica da atenção | Anna Bentes O ranking…

Leia mais

Artigo // “Corpo, percepção e valor no pensamento curatorial contemporâneo”, de Icaro Ferraz Vidal Júnior

10 de dezembro de 2019

Artigo do nosso pesquisador-colaborar Icaro Ferraz Vidal Júnior na Novos Olhares volume 8, número 2: "Corpo, percepção e valor no pensamento curatorial contemporâneo" Resumo: Este artigo parte de algumas transformações nos estatutos do corpo, do espaço e do tempo, formuladas a partir da hegemonia do cubo branco na configuração espacial das exposições de arte. Lançando mão dos conceitos de medialidade, de…

Leia mais

// Artigo Instagramização da vida: distribuindo vigilâncias e integrando espetáculos, de Anna Bentes

7 de novembro de 2019

  Está disponível o livro Cidades Inteligentes em Perspectivas, organizado por Chiara Spadaccini de Teffé, Sérgio Branco e Victor Vicente, lançado pelo ITS Rio. Além da organização do pesquisador colaborador do Medilab.UFRJ Victor Vicente, o livro conta com o artigo "Instagramização da vida: distribuindo vigilâncias e integrando espetáculos", da nossa coordenadora de projetos e pesquidadora Anna Bentes . Para fazer o download gratuito,…

Leia mais